quarta-feira, 28 de julho de 2010

Garoto propaganda do novo caldo Kenorr em potinho (Alex Atala).






O garoto propaganda do novo caldo Kenorr caseiro em potinho, é nada mais nada menos que um dos melhores chefs de cozinha do mundo.

Biografia de Alex Atala.


Filho de Milad Atala, funcionário administrativo de uma indústria de borracha, Alex nasceu em uma família de classe média de origem palestina, no bairro da Mooca, e foi criado em São Bernardo do Campo. Dotado de um temperamento “determinado, teimoso até”, como definiu o seu pai, ele aderiu ao estilo punk rock; com catorze anos, largou a família e foi para São Paulo, onde trabalhou como DJ no lendário clube Rose Bom Bom.

Com dezoito anos, Atala foi como mochileiro para a Europa, onde começou a trabalhar como pintor de paredes na Bélgica. Por sugestão de um amigo, fez um curso profissionalizante de gastronomia e, após sua conclusão, trabalhou em restaurantes na Bélgica, na França e na Itália, onde aperfeiçoou seus conhecimentos da arte culinária. Assim, aprendeu inglês, francês e italiano.

Retornando a São Paulo, trabalhou no Sushi Pasta, porém o sucesso veio quando foi chamado para renovar o cardápio do já extinto restaurante Filomena, trabalho pelo qual foi eleito Melhor Jovem Chef segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Diferenciados. Lá criou o couvert de alho assado e outros grandes pratos, como manga grelhada com pimenta-branca e molho de maracujá. Atala também trabalhou no restaurante 72 antes de inaugurar o Namesa em 1999, que ainda serve comidas rápidas na região dos Jardins.

Poucos meses depois abriu, com mais dois sócios, o restaurante D.O.M. (acrônimo de Deo Optimo Maximo, que significa “Deus é ótimo e máximo”), com o projeto arquitetônico de Ruy Ohtake, que se tornou sucesso de público e crítica, recebendo diversos prêmios: em 1999, Chefe Revelação e Melhor Restaurante pela revista Gula, especializada em gastronomia; em 2000, Melhor Chefe e Melhor Restaurante Contemporâneo pela Gula e Melhor Restaurante Contemporâneo pela revista Veja; e em 2002, Melhor Chefe e Restaurante Contemporâneo pela Veja e Melhor Restaurante Contemporâneo pela Gula. Em 2006, o D.O.M. recebeu a classificação máxima do Guia Quatro Rodas (3 estrelas), além de ser eleito Chef do ano pelo mesmo guia e pela revista Veja São Paulo.

Em 2007, o D.O.M. passou a figurar no 40º lugar na lista dos melhores restaurantes do mundo pela revista londrina Restaurant, a qual tem no topo da lista Ferran Adrià, amigo pessoal de Atala. Adrià é um chef catalão considerado o Papa da culinária de desconstrução e o mais influente chef do mundo, do restaurante de comida contemporânea El Bulli. Em 2008, ele subiu para a 24º posição.

Alex é conhecido defensor da culinária regional, como retratado em seu livro “Por uma Gastronomia Brasileira”, colocando a culinária amazônica, especificamente a paraense, como base de alguns de seus melhores pratos. Atala planeja, em breve, a abertura de um restaurante de culinária regionalista brasileira.

O reconhecimento pelo grande público veio do seu programa Mesa para Dois, no canal GNT da Rede Globosat, que apresenta com a chef carioca Flávia Quaresma, do restaurante francês Carême.

Atala é casado com a estilista Márcia Lagos e tem três filhos: Pedro, 12 anos, de seu primeiro casamento; e os gêmeos Thomas e Joana, nascidos em 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário